
Ayaneo revela console portátil Android com duas telas que promete reinventar a experiência do Nintendo DS nos dias de hoje
Se você já passou horas mergulhado em aventuras nas duas telas do Nintendo DS, prepare-se: a nova geração de consoles portáteis está olhando para o passado, mas com um pé no futuro. O Ayaneo Pocket DS surge como uma alternativa moderna e potente para quem sente falta daquele jeitinho único dos portáteis clássicos, mas sem abrir mão da tecnologia e da versatilidade dos dispositivos atuais rodando Android. Uma fusão que promete mexer com o coração de gamers de todas as idades.
Ayaneo Pocket DS: nostalgia repaginada para a era Android
O universo dos consoles portáteis ganha um novo protagonista. O Ayaneo Pocket DS chega com a missão de unir tradição e inovação ao oferecer um console que aposta em duas telas — uma de 7 polegadas OLED (16:9 e resolução Full HD) no topo e uma secundária de 5 polegadas LCD (4:3, 1024×768 pixels) na base. É uma clara homenagem ao icônico Nintendo DS, considerado até hoje o portátil mais vendido da história, mas com um upgrade visual e técnico que coloca o aparelho lado a lado dos gadgets mais atuais.
Voltado para quem sempre quis sentir de novo aquela sensação fingindo tocar uma tela enquanto jogava Mario, Zelda ou Pokémon, o Ayaneo Pocket DS roda Android 13 e pretende atender tanto os entusiastas do retrô quanto quem busca um dispositivo versátil para jogos e aplicativos do presente. O lançamento já está em pré-venda pelo Indiegogo, partindo de US$ 399 para quem se adiantar, mas o valor oficial depois do lote promocional passa para US$ 519.
Ficha técnica: potência para emular e jogar como nunca
Por dentro, o Ayaneo Pocket DS aposta no moderno processador Snapdragon G3x Gen 2, projetado para garantir bom desempenho em jogos — mas ainda falta descobrir até onde vai sua capacidade de emular títulos clássicos, especialmente os originais do Nintendo DS. O modelo básico vem com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, mas quem quiser investir mais pode turbinar o aparelho até 16 GB de RAM e um generoso 1 TB de espaço, expandindo ainda via microSD.
O cuidado nos detalhes faz diferença: os analógicos utilizam tecnologia TMR (anti-drift), famosa por evitar problemas de movimentação involuntária, enquanto os gatilhos contam com sensores Hall effect para precisão e durabilidade. Além disso, conectividade Bluetooth e Wi-Fi, sensor giroscópico, leitor biométrico no botão de energia e uma baita bateria de 8.000mAh completam o pacote — e, para os mais ansiosos por autonomia, dá até pra desligar a segunda tela e economizar energia durante as maratonas de jogatina.
Visual retrô para todos os gostos
Quem curte um visual clássico pode gostar de saber que o Pocket DS será oferecido em opções tradicionais, como a cor amarela, preta e uma edição limitada em cinza retrô, apelando direto para as memórias afetivas dos gamers que viveram a febre do DS original. O design dobrável também adiciona aquele charme de aparelho “de verdade”, fácil de levar no bolso e pronto para todo tipo de aventura.
Ayaneo Pocket DS: um novo capítulo para fãs de portáteis
Enquanto o Ayaneo Flip 1S — que compartilha parte da proposta e está sendo lançado em paralelo pela marca — aposta em configurações ainda mais robustas (com Windows 11 e preço mais salgado), a proposta do Pocket DS mira mesmo em quem deseja a experiência das duas telas com a praticidade, leveza e custo reduzido de um sistema Android. O lançamento pode abrir portas para uma nova onda de emulações, resgates de clássicos e experimentações que só um portátil assim pode proporcionar.
Novos tempos, velhos amores e uma pontinha de curiosidade: será que a sensação de redescobrir o DS vai conquistar corações outra vez? Continue explorando as novidades do mundo tech e confira outras tendências que podem facilitar (e divertir) ainda mais sua rotina!